10 de ago. de 2014

Acervo Digital do Violão Brasileiro: Lançamento no Teatro Rival do Rio de Janeiro, dia 14 de agosto


Caros amigos,

É com alegria que posto aqui uma breve matéria acerca do novo projeto de Alessandro Soares. Jornalista, produtor e pesquisador musical, Soares é autor e diretor musical da série Acordes do Rádio: 90 Anos do Violão Brasileiro, cujo projeto foi realizado no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro (2010) e de Brasília (2011). Atualmente, Soares escreve o livro Violões do Nordeste, um projeto que reúne 32 partituras e a biografia de alguns dos principais violonistas brasileiros. 

Idealizado por Soares, o Acervo Digital do Violão Brasileiro é um trabalho pioneiro que consiste em um extenso acervo online sobre o violão no Brasil. Patrocinado pela Petrobrás, o portal cataloga, resgata, preserva, lança novos artistas e trabalhos inéditos, além de divulgar a obra de centenas de compositores e intérpretes do violão no país. O portal é composto de dicionário de violonistas, rádio digital, discografia, biblioteca, videoteca, banco de imagens, agenda de shows, blog e linha do tempo. Para tanto, o projeto contou com o apoio de vários músicos, dentre os quais se destacam os pesquisadores Gilson Antunes e Alexandre Dias. 

O projeto abarca uma ampla enciclopédia do violão, incluindo diversos menus tais como: discoteca, biblioteca, videoteca, partituras, fotografias, linha do tempo, agenda de shows, rádio digital e o dicionário do violão. 


O acervo consiste não apenas na preservação de documentos na pesquisa da história do instrumento, mas também na criação de um ambiente propício à produção atual. Além do acesso gratuito online, o projeto apresentará eventos de lançamento. O primeiro ocorrerá no dia 14 de agosto, quinta-feira, no Teatro Rival Petrobrás (Rio de Janeiro) com os violonistas Marcello Gonçalves, Caio Cezar, Marcus Tardelli, Guinga, Marco Pereira e Fabiano Borges. Em São Paulo, o espatáculo será no Auditório Ibirapuera, com Fábio Zanon, Duo Siqueira Lima e a cantora Ná Ozzetti.

Vocês podem clicar nas imagens dispostas aqui no blog para verificar as matérias lançadas na imprensa brasileira e em revistas especializadas.

Abraços musicais,

Links:

- Veja: 

- Site do Teatro Rival: 

- Correio Braziliense: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário