15 de mar. de 2011

FABIANO BORGES (Cervantino de Honra): Semana do Espanhol (14 a 19/06/2010) e Série Guitarrísimo

Caros amigos,

Um amigo designer foi tão persuasivo a ponto de me convencer a abrir frente neste braço da mídia. É com muita alegria que damos início a mais um capítulo na intrincada teia da Rede de Alcance Mundial - eis nosso blog no ar!

No menu superior, podem ser encontradas algumas fotos, meu release em português e em inglês résumé), depoimentos de queridos músicos e dados para contato.

Convido-os a visitarem meu site oficial: http://www.fabianoborges.net. Em tal endereço é possível conhecer mais sobre minha carreira artística e acadêmica, bem como ouvir um pouco algumas de minhas obras musicais. Contamos com sua participação aqui no blog, sugerindo pauta para conversas ou simplesmente nos dando o prazer de sua presença.



CERVANTINO DE HONOR 2010 - INSTITUTO CERVANTES

Fabiano Borges ­­ – instrumentista, mestre em música e servidor público federal­­ – recebe a nomeação de Cervantino de Honra 2010 pelo Instituto Cervantes de Brasília. A honraria foi dedicada a 10 personalidades que ajudaram a estreitar as relações entre o Brasil, Espanha e países ibero-americanos, na integração de suas culturas e na difusão das atividades do Instituto Cervantes no Brasil.



A cerimônia aconteceu no Espaço Cultural do Instituto Cervantes, cujo evento integrou as comemorações do Dia do Espanhol em junho de 2010. Na abertura do evento o coral Madrigal de Brasília, sob a regência do Maestro Eder Camúzis, interpretou o Hino Nacional Brasileiro. Em seguida, os presentes ouviram o Hino da Espanha. O Madrigal encerrou sua participação com a música No cordão da saideira, de Edu Lobo. Em seguida, o diretor do Instituto Cervantes de Brasília, Sr. Manuel Lombao, iniciou a entrega da medalha de mérito e o título Cervantinos de Honra 2010 aos homenageados.




Cervantinos de Honra de 2010 foram: Fernando Haddad, Ministro de Estado da Educação; Ione Carvalho, Subsecretária de Políticas Culturais do DF; Frederico Lamego, Gerente Executivo do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI); Ivana de Siqueira, Diretora do Escritório da Organização de Estados Iberoamericanos em Brasília; José Roberto Sfair Macedo, Diretor Regional do SESC DF; Antônio Miranda, Diretor da Biblioteca Nacional de Brasília; Danilo Matoso Macedo, Arquiteto da Câmara dos Deputados e Coordenador do Núcleo Docomomo Brasília; Jonas Correia da Silva, Diretor do Centro de Educação Profissional Escola de Música de Brasília; Luiz Costa, Artista Plástico consultor da Casa da Memória da Arte de Brasília e Fabiano Borges, Violonista e Diretor da Associação Brasília Violão (BRAVIO).


Acessem a alguns link sobre a Semana do Espanhol do Instituto Cervantes, ocasião em que foram outorgados os títulos de Cervantinos de Honra: 

- entrevista com o diretor à época: http://www.youtube.com/watch?v=YCFrJWrQ6jU
- entrega de prêmio: http://www.youtube.com/watch?v=_BlcEVNMczo
http://www.youtube.com/watch?v=4oy5rpjaHJ0
- homenageados: http://www.oei.org.br/noticias/2010/20100615_cervantinos.php

Na Semana do Espanhol, participei da Série Guitarrísimo do Instituto Cervantes com meu amigo cubano Alexis Méndez:

TV Cultura: http://www.youtube.com/watch?v=pOuzxyaxs74
uma versão mais breve: http://www.youtube.com/watch?v=mulms2_HHas



Como vocês podem observar na programação ao lado, o cineasta espanhol Fernando Trueba também participou da Semana do Espanhol,  com um filme sobre Bebo Valdés, um pianista cubano exilado em Estocolmo há 40 anos. Houve também um Guitarrísimo com o Juan José Heredia "Niño Josele". Uma verdadeira honra!


Saudações musicais!

Um comentário: